Sobre

O evento

Redes Digitais e Culturas Ativistas é um evento elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Sua primeira edição foi realizada em junho de 2016. O evento colabora com a interlocução entre programas da própria universidade e de outras participantes, recebendo trabalhos de pesquisadores de todo Brasil e também de outros países. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este evento busca promover o debate plural entre os participantes a fim de criar espaços que aproximem diferentes áreas do saber/fazer político, cultural e midiático.

Temática do IV Encontro: Fronteiras entre linguagens, mídia e arte

Em meio aos processos identitários contemporâneos, revelam-se espaços de contato de diversas linguagens e lugares de potência que são alimentados pela inconstância do movimento e pela necessidade de mudança. No 4º. RDCA, a “fronteira” representa o elemento que se abre para transformações (des)estruturantes. Em que pesem as turbulências políticas, culturais e sociais do mundo contemporâneo, pode haver nos espaços limítrofes uma força para que prolifere a criação de novas formas de ser e de se viver. É no contato entre culturas, poéticas, mídias, imagens, corpos, espaços, tecnologias e redes, e na interdisciplinaridade que esses contatos geram, que almejamos centralizar os debates das discussões desse Encontro.

Na crise das narrativas totalizantes que orientaram por muito tempo as escolhas dos indivíduos, buscamos olhar para a borda como um lugar onde acontecem hibridizações que, por suas impurezas e tensões, carregam o lugar do estranho, do inusitado, do diferente. Nos limites, estamos encontrando respostas para um mundo em crise, que se repensa a partir de verdades que são desconstruídas a todo instante, mas que ao mesmo tempo pode oferecer alternativas que vão se configurando nos fluxos artísticos, comunicacionais e culturais em constante movimento.

Pensar uma cultura em transformação que se reconfigura a partir do contato com a diversidade que se (re)descobre em estratégias de visibilidade e reconhecimento. Essa é a proposta.

O evento acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2020 no Centro de Linguagem e Comunicação, no campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A programação conta com palestras, mesas de debate, workshops, exposição artística, exibição de documentários e apresentação de trabalhos. A fim de nortear os participantes, dividimos as temáticas em dez grupos de trabalho (GTs) que estão divulgados juntamente com a chamada de trabalhos.

Os trabalhos que forem aceitos e apresentados durante o evento serão publicados em um caderno de resumos.