Sobre

Em tempos de crise da representação democrática, cabe à academia abrir espaços para pensar identidades políticas que, apesar das incertezas, riscos e inseguranças que permeiam a atual fase do capitalismo contemporâneo, florescem a partir de uma multiplicidade de questões socioculturais. Trata-se de novas atitudes que reconfiguram as mídias e os discursos predominantes, a tecnologia, os espaços públicos, a organização do trabalho, a representação de si e as linguagens poéticas.

Nesta segunda edição do encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas, propomos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, o debate plural entre os participantes a fim de criar espaços de diálogo que aproximem diferentes campos do fazer político, cultural e midiático. Se a política em sua forma democrática se encontra permeada por tensões e incoerências, como pensar as micropolíticas em seu papel de reconfiguração do cenário atual? Teriam estas o papel de transformar a política de fora para dentro ou as reconfigurações de tais representações marginais/alternativas/minoritárias nos levariam a novas reflexões sobre a representação em si? Em um cenário permeado por maniqueísmos, a pluralidade de discursos seria um caminho rumo a uma alternativa para continuarmos a viver juntos?

Neste ano, o evento está organizado em duas mesas de debate, exposição artística e apresentação de trabalhos. A fim de nortear os participantes, dividimos as temáticas em cinco eixos organizados em GTs (grupos de trabalho): artivismo; ativismo midiático; cidade e urbanismo; culturas ativistas e; identidade e minorias. Cada um desses grupos é organizado por professores do nosso programa a partir de suas linhas de interesse.

Os trabalhos que forem aceitos e apresentados durante o evento serão publicados em um caderno de resumos.

O evento acontecerá nos dias 05 e 06 de junho de 2018 no Centro de Linguagem e Comunicação, no campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Anúncios